Início

“SynBioBR é o ecossistema feito para conectar e capacitar a nova geração de bioengenheiros no Brasil.”

SynBioBR e nossa pesquisa

Quando se trata de biodiversidade e biotecnologia, o Brasil é uma potência. Somos a nação do bioetanol, agricultura, química verde, fabricação de vacinas, biocosméticos, sabores únicos e cores vibrantes. Da Amazônia ao Pampa, do Pantanal à Caatinga, do Cerrado à Mata Atlântica, nossos biomas são uma fonte de recursos preciosos e poderosa inovação. A Biologia Sintética pode acelerar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil. Queremos construir um futuro em que nossa comunidade seja uma referência internacional. Temos o potencial de ser o ponto de conexão entre a tecnologia de fronteira e a conservação da natureza, o avanço científico e a ética, a inovação e a igualdade, as esferas pública e privada. A biotecnologia brasileira, impulsionada pela abordagem da Biologia Sintética, tem potencial para ser líder na agenda global para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta como um todo. Nosso maior objetivo é conectá-lo a esta nova abordagem.

Feito no Brasil.

Nossos valores

CONECTAR

Construir o ecossistema de inovação brasileiro. Buscamos fomentar um terreno fértil para o desenvolvimento de inovação e tecnologia para sustentar uma Biotecnologia 100% brasileira. Assim, nosso ecossistema visa reunir academia, indústria e comunidade em torno de demandas e desafios nacionais, conectando setores, pessoas e ideias para catalisar a inovação da Biologia Sintética em escala nacional.

EMPODERAMENTO

Democratizar e incentivar o desenvolvimento da Biologia Sintética brasileira. Buscamos a democratização da Biologia Sintética por meio da criação e expansão de múltiplos programas e frentes de atuação. Além dos níveis socioeconômicos e entre todas as regiões de nosso país continental, criamos recursos, espaços e oportunidades. Ciência de ponta é coisa de brasileiro.

COLABORAR

Para acelerar a inovação e promover parcerias. Vemos a colaboração como uma ferramenta poderosa para acelerar o ecossistema brasileiro de Biologia Sintética. Acreditamos no potencial de fomentar parcerias estratégicas que simbolizem nossa diversidade nacional e representam o potencial econômico e tecnológico do Brasil. A colaboração é um pilar fundamental da SynBio BR porque acreditamos que é um método que catalisa progresso, desenvolvimento e inovação.

DIVERSIFICAR

Para garantir a inclusão de todas as cores do Brasil. Buscamos garantir que todos tenham voz ativa no SynBio BR. Acreditamos que a SynBioBR é um ecossistema para mulheres, LGBTQIA+, POC, indígenas e qualquer outro defensor. Um futuro de desenvolvimento sustentável, econômico e social só é possível com diversidade e inclusão. Uma equipe diversificada garante que as diversas perspectivas, realidades e demandas do Brasil sejam representadas.

REPRESENTAR

Para criar espaços seguros que motivem participação, engajamento e liderança. Buscamos construir uma associação na qual nossa comunidade engajada direcione seu próprio futuro. Criar estruturas para representar as diversas áreas que compõem a Biologia Sintética brasileira é uma tarefa coletiva, que exige a participação de seus defensores em diferentes frentes de atuação.

REVOLUCIONAR

Acreditar em nosso poder nacional. Buscamos conectar o Brasil de forma robusta à sua maior riqueza: biodiversidade, biotecnologia e bioeconomia. A SynBioBR acredita que uma comunidade apaixonada pelo seu próprio potencial pode quebrar paradigmas. A Biologia Sintética pode acelerar o desenvolvimento de inúmeras tecnologias com profundo impacto social. Para crescer, precisamos acreditar. Os produtos biotecnológicos feitos no Brasil são um selo de referência internacional. Desenvolver tecnologias e recursos brasileiros na fronteira do conhecimento e na interseção entre bio e tecnologia.

Conheça nossa diretoria

Cibele zolnier

Diretora Executiva
Engenheira Bioquímica pela EEL-USP, tenho interesse na área de Biotecnologia, com ênfase em Biologia Sintética. Atualmente, sou um das Coordenadoras da iGEM Community, onde também lidero a Aliança Global de Associações de SynBio (SynBio Alliance). Embaixadora emérita do iGEM para a  América Latina (2020), co-fundei a Biotec Latina, uma comunidade aberta em biotecnologia. Também atuo como voluntária na Coordenação de Comunidade da Reclone.org (Reagent Collaboration Network). Agora, como co-fundado ra e Diretora Executiva na SynBioBR, espero continuar disseminando a biologia sintética no Brasil, e trazendo destaque para o nosso trabalho ao redor mundo.

Douglas Mendel

Diretor de desenvolvimento financeiro
Biólogo com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP), onde também é Pós-Doutorando. É pesquisador visitante na California State University (East Bay) e utiliza ferramentas de Biologia Sintética para elucidar os aspectos bioquímicos de sistemas bioluminescentes na natureza.

Giovanna Maklouf

Diretora de Operações
Biotecnóloga e mestra em Bioinformática, atualmente doutoranda em Biologia Sintética de leveduras não-convencionais na Unicamp. Há 10 anos trabalha em projetos de Biologia Sintética, com experiência em edição gênica (CRISPR, integrases), automação de design de circuitos genéticos e design de biosensores multi-modulares e multi-inputados movidos por promotores e repressores ortogonais. Medalhista de ouro (2021), prata (2016 e 2017) e bronze (2019) na competição iGEM. Atuou também em projetos de disseminação científica com plataformas globais (JOGL, iGEM Community), e em articulações voltadas à criação de emendas parlamentares para projetos científicos. 

Maria Cecília

Diretora de Colaborações
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestra em Biociências e Biotecnologia Aplicadas a Farmácia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é doutoranda em Bioenergia pela UNESP. Desde a graduação, vem atuando em projetos de biologia sintética, onde seus focos são edição gênica com o sistema CRISPR/Cas9 em Saccharomyces cerevisiae e engenharia metabólica. Medalhista de prata (2017) e bronze (2019 e 2021) na competição iGEM. Atuou emarticulações voltadas à criação de emendas parlamentares para projetos científicos no estado do Amazonas.

Thiago Ferreira

Diretor de Marketing
Graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Yala Sampaio

Diretora de Educação
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente mestranda no departamento de Bioquímica e Imunologia na UFMG, com ênfase em análise do repertório de anticorpos por NGS e produção de anticorpos quiméricos. Idealizadora e co-fundadora  do Clube de Biologia Sintética da UFMG. Medalhista de ouro (2022) na competição iGEM.

Nossos Membros

Dimitri Pimenidis – Designer gráfico e digital

Nájua El Kadri – Redatora da Newsletter

Pedro Cavalcante Frizarini – Redator Científico

Rauni Borges Marques – Redator Científico

Walter Niyama – Redator Jornalístico

Wasim Syed – Redator Científico