Início

QUEM SOMOS

“SynBioBR é o ecossistema feito para conectar e capacitar a nova geração de bioengenheiros no Brasil.”

SynBioBR - Associação Brasileira de Biologia Sintética

Quando se trata de biodiversidade e biotecnologia, o Brasil é uma potência. Somos a nação do bioetanol, agricultura, química verde, fabricação de vacinas, biocosméticos, sabores únicos e cores vibrantes. Da Amazônia ao Pampa, do Pantanal à Caatinga, do Cerrado à Mata Atlântica, nossos biomas são uma fonte de recursos preciosos e poderosa inovação. A Biologia Sintética pode acelerar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil. Queremos construir um futuro em que nossa comunidade seja uma referência internacional. Temos o potencial de ser o ponto de conexão entre a tecnologia de fronteira e a conservação da natureza, o avanço científico e a ética, a inovação e a igualdade, as esferas pública e privada. A biotecnologia brasileira, impulsionada pela abordagem da Biologia Sintética, tem potencial para ser líder na agenda global para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta como um todo. Nosso maior objetivo é conectá-lo a esta nova abordagem.

Feito no Brasil.

Nossa Visão

Somos uma Associação que conecta entusiastas, sonhadores, estudantes, cientistas, empreendedores e líderes que acreditam no potencial do brasileiro na Biologia Sintética. Compartilhamos o sonho de construir um futuro em que a Biologia Sintética seja uma ferramenta para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil e da América Latina. Acreditamos que a interseção dos princípios da engenharia, o poder da nossa biodiversidade e bioeconomia nacional será a engrenagem que transformará a indústria brasileira e proporcionará profundo impacto social e sustentabilidade. Com isso, queremos construir uma comunidade engajada que impulsiona e lidera os programas nacionais de desenvolvimento estratégico do futuro. Para isso, estamos engajados na nacionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Com uma comunidade conectada, podemos chegar lá.

Nossos Valores

CONECTAR

Construir o ecossistema de inovação brasileiro. Buscamos fomentar um terreno fértil para o desenvolvimento de inovação e tecnologia para sustentar uma Biotecnologia 100% brasileira. Assim, nosso ecossistema visa reunir academia, indústria e comunidade em torno de demandas e desafios nacionais, conectando setores, pessoas e ideias para catalisar a inovação da Biologia Sintética em escala nacional.

FORTALECER

Democratizar e incentivar o desenvolvimento da Biologia Sintética brasileira. Buscamos a democratização da Biologia Sintética por meio da criação e expansão de múltiplos programas e frentes de atuação. Além dos níveis socioeconômicos e entre todas as regiões de nosso país continental, criamos recursos, espaços e oportunidades. Ciência de ponta é coisa de brasileiro.

COLABORAR

Para acelerar a inovação e promover parcerias. Vemos a colaboração como uma ferramenta poderosa para acelerar o ecossistema brasileiro de Biologia Sintética. Acreditamos no potencial de fomentar parcerias estratégicas que simbolizem nossa diversidade nacional e representam o potencial econômico e tecnológico do Brasil. A colaboração é um pilar fundamental da SynBio BR porque acreditamos que é um método que catalisa progresso, desenvolvimento e inovação.

DIVERSIFICAR

Para garantir a inclusão de todas as cores do Brasil. Buscamos garantir que todos tenham voz ativa no SynBio BR. Acreditamos que a SynBioBR é um ecossistema para mulheres, LGBTQIA+, POC, indígenas e qualquer outro defensor. Um futuro de desenvolvimento sustentável, econômico e social só é possível com diversidade e inclusão. Uma equipe diversificada garante que as diversas perspectivas, realidades e demandas do Brasil sejam representadas.

REPRESENTAR

Para criar espaços seguros que motivem participação, engajamento e liderança. Buscamos construir uma Associação na qual nossa comunidade engajada direcione seu próprio futuro. Criar estruturas para representar as diversas áreas que compõem a Biologia Sintética brasileira é uma tarefa coletiva, que exige a participação de seus defensores em diferentes frentes de atuação.

REVOLUCIONAR

Acreditar em nosso poder nacional. Buscamos conectar o Brasil de forma robusta à sua maior riqueza: biodiversidade, biotecnologia e bioeconomia. A SynBioBR acredita que uma comunidade apaixonada pelo seu próprio potencial pode quebrar paradigmas. A Biologia Sintética pode acelerar o desenvolvimento de inúmeras tecnologias com profundo impacto social. Para crescer, precisamos acreditar. Os produtos biotecnológicos feitos no Brasil são um selo de referência internacional. Desenvolver tecnologias e recursos brasileiros na fronteira do conhecimento e na interseção entre bio e tecnologia.