Início

Português

Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética

CONTEXTO

A Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (OBBS) é uma competição nacional organizada pela Associação Brasileira de Biologia Sintética (SynBioBR) com o apoio do Instituto Vertere. A OBBS busca popularizar os estudos da Biologia Sintética de forma lúdica!

A OBBS foi idealizada pelo time iGEM USP-BR, um grupo universitário multidisciplinar que participa do iGEM, a maior competição de Biologia Sintética do mundo. O grupo liderou a iniciativa entre 2021 e 2023, transferindo a organização da OBBS para a SynBioBR em 2024, trazendo um crescimento e uma qualidade ainda maior para as próximas edições da competição.

SAIBA MAIS!

Aberta para estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil, a olimpíada é dividida em duas categorias: uma voltada para estudantes de escolas públicas e outra para alunos de escolas privadas. O desafio é o mesmo para todos: as provas são idênticas e o objetivo das categorias é apenas para fins de avaliação.

A competição é realizada em duas fases, a primeira fase é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre biologia geral. Já a segunda fase é composta por 15 questões de múltipla escolha sobre biologia sintética. Cada prova terá a duração de 7 dias para ser realizada através da plataforma, podendo ser realizada em computadores, tablets e celulares.

EM BREVE: OBBS 2025

Em breve, anunciaremos a OBBS 2025! Quer contribuir com essa iniciativa? Entre em contato com a SynBioBR via [email protected]