Início

Conectando com a Comunidade Global de Biologia Sintética na SynBioBeta 2024

Texto por: Cibele Zolnier, Diretora Executiva da SynBioBR

De 6 a 9 de maio de 2024, tivemos a incrível oportunidade de participar da SynBioBeta – The Global Synthetic Biology Conference. Este importante evento, realizado no coração do Vale do Silício, na Califórnia, em San Jose, foi imperdível para qualquer pessoa interessada na indústria da biologia sintética.

Com um programa apresentando as mentes mais brilhantes da biologia sintética e tópicos emergentes como Inteligência Artificial (IA) e Climate Tech, a SynBioBeta forneceu uma plataforma incomparável para explorar as mais recentes inovações e tendências que estão moldando o futuro da biologia. Um destaque importante foram as discussões sobre Biossegurança e Bioproteção, e Educação (Bioliteracy), que são essenciais para continuar a expandir a synbio de uma forma responsável e acessível. Para o primeiro tópico, tivemos o lançamento inovador do Common Mechanism (IBBIS), uma ferramenta de código aberto e disponível globalmente para triagem de síntese de DNA. Para este último, assistimos ao empolgante anúncio do Biological Enlightenment Studios, um estúdio que vai produzir ficção científica baseada em fatos (faction), para crianças curiosas e suas famílias.

Como sempre, o evento serviu como um hub de networking, tornando-o o local perfeito para (re)conectar com amigos e conhecer muitos outros profissionais inspiradores que trabalham com biologia sintética. Caminhando pelos estandes no hall de exposições, você podia explorar tecnologias e produtos de ponta de empresas líderes e startups promissoras. Esta experiência imersiva proporcionou uma visão abrangente dos avanços atuais e do potencial futuro da biologia sintética. Apresentar o trabalho da SynBioBR em um estande compartilhado com outras Associações de Biologia Sintética também foi fantástico. Aprender mais sobre o trabalho de organizações semelhantes fortalece ainda mais nossos esforços, e esperamos que ainda mais Associações de SynBio possam participar da SynBioBeta 2025.

Queremos agradecer a todos os representantes presentes e desejar sucesso contínuo às nossas Associações de SynBio: Daniel Dominguez Gomez (Allbiotech), Gracie To (CCiC), Jan Kalkowski (GASB), Sakti Subramanian (Great Lakes SynBio), Shirin Bamezai e Giovanni Maresca di Serracapriola (SynBioUK) e Jason Whitfield (SynBio Australasia).

Foi uma honra moderar o painel “Building Bridges: SynBio Communities Worldwide”, onde exploramos perspectivas interessantes para a biologia sintética em todo o mundo. As Associações de SynBio servem como pontos centrais que conectam diversas comunidades na academia e na indústria. Estas comunidades são compostas por líderes em synbio em diferentes setores, desde estudantes a investidores e veteranos da indústria. Este painel forneceu insights sobre o panorama industrial e acadêmico, o cenário de empreendedorismo e o engajamento com a comunidade em vários ecossistemas locais de biologia sintética. Para uma perspectiva futura, discutimos sobre como promover ativamente oportunidades em diferentes regiões e contribuir para os esforços das nossas organizações no avanço da synbio em todo o mundo.

Queremos agradecer a todos os representantes presentes e desejar sucesso contínuo às nossas Associações de SynBio! Para quem não teve a oportunidade de se conectar conosco durante o evento, não deixe de acompanhar nosso trabalho:

– Ásia e Oceania: CCiC (China), SynBio Australasia

– Europa: GASB (Alemanha), SynBioUK  (Reino Unido)

– Américas: Allbiotech (América Latina), Great Lakes SynBio (EUA), SynBioBR

A SynBioBeta 2024 foi mais do que apenas um evento – foi uma celebração à inovação, um fórum para troca de ideias e, o mais importante, um lugar para se conectar com a nossa vibrante comunidade global de biologia sintética. Obrigada a toda a equipe SynBioBeta pelo excelente trabalho na organização desta Conferência. Já estamos ansiosos para o evento no próximo ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *