Início

Português

Conhecendo a comunidade 

O Jornadas na SynBio tem como objetivo conhecermos um pouco da intrincada rede que impulsiona a biologia sintética no Brasil. Neste tópico especial, mergulharemos nas histórias e paixões que estão moldando a cena da synbio em nosso país. 

Entre nossos diretores da SynBioBR, a Diretora de Parcerias, Bianca de Oliveira veio contar um pouco sobre sua jornada.

“Sou graduanda em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP). Participei ativamente do Clube de Biologia sintética da EEL USP nos anos de 2020 até 2023 e competi no iGEM pelo time USP EEL Brazil nos anos de 2022 à 2023 com os projetos Honorato e CBDynamics. Atualmente sou diretora de parcerias da SynBioBR e atuo na área de modelagem matemática no time USP EEL Brazil focado na produção de CBD em levedura. Além disso, fiz iniciação científica durante 3 anos na área de genética de plantas o que me trouxe muita experiência em laboratório de biologia molecular. Tenho um grande sonho de seguir a carreira de pesquisa em biologia sintética e molecular, desenvolvendo cada vez mais essa área no nosso país!”

Como você se interessou inicialmente pela biologia sintética? 

“Me interessei por biologia sintética logo no início da faculdade em 2020, no meu primeiro ano entrei para o Clube de Biologia sintética da EEL USP (CBSin), onde tive mais contato com a área e me apaixonei! Participei desta entidade durante 4 anos onde também trilhei o meu caminho no iGEM, o que me fez amar cada vez mais a bio sin.”

Pode compartilhar um projeto em que esteve envolvido e que teve um impacto significativo pra você? 

“O projeto do time iGEM USP EEL Brazil, em especial o CBDynamics pois foi neste projeto que me envolvi totalmente desde o início do seu desenvolvimento. Todo o conhecimento adquirido durante esses anos de participação, principalmente este ano que estou responsável pela área de modelagem, sem dúvidas foram cruciais para o meu crescimento profissional e pessoal. Poder acompanhar cada vitória e conquista deste projeto sem dúvidas é uma das coisas pelas quais eu mais me orgulho em minha trajetória. Além disso, a minha participação na SynBioBr também tem sido muito enriquecedora para mim, primeiro pelo desafio de começar algo diferente e acompanhar o meu próprio desenvolvimento, mas também ver a associação crescendo cada vez mais e conquistando coisas legais, é sensacional!”

Algum projeto em especial que você se orgulhe?

“Com certeza o CBSin e o time iGEM EEL USP, ambos os projetos me tornaram quem eu sou hoje e abriram muitas portas em meu caminho nestes últimos anos. Tenho um carinho enorme por todos os projetos e sempre serei grata por tudo que eu aprendi e desenvolvi nesses anos graças a eles.”

Que conselhos você daria a estudantes ou profissionais que estão começando na área da biologia sintética?

“Não tenha medo de se envolver em projetos e participar de tudo aquilo que deseja, com certeza no início será difícil por estar começando algo do zero, mas nunca desista daquilo que você deseja que no futuro você colherá ótimas oportunidades. A biologia sintética é uma área incrível que ainda tem muito para se explorar e precisamos cada vez mais desses profissionais!”

Diga uma curiosidade sobre você!

“Além da biologia sintética eu adoro estudar história do Brasil, inclusive pensei em cursar história durante todo o meu ensino médio.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *