A Associação Brasileira de Biologia Sintética SynBioBR tem o prazer de anunciar nossa participação na Frente Parlamentar de Bioeconomia (FPBioeconomia). Em parceria com a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), visamos colaborar com as discussões na elaboração de políticas de incentivo e fomento do ecossistema tecno-industrial da biotecnologia brasileira, com destaque para a biologia sintética.
A FPBioeconomia é Frente Parlamentar mista e suprapartidária, com a missão de desenvolver a bioeconomia no Brasil utilizando a biodiversidade do país de forma ética e sustentável. Seus objetivos são:
1- Utilizar a biodiversidade de forma ética e sustentável.
2- Elevar a representação da bioeconomia no PIB brasileiro.
3- Consolidar o país como um líder e referência tecnológica em economia circular.
4- Modernizar a legislação federal.
5- Criar um ambiente propício à inovação, produtividade e competitividade.
6- Construir massa crítica no poder legislativo.
7- Estabelecer uma indústria 4.0 no Brasil alavancada pela bioeconomia.
8- Assegurar a viabilidade de investimentos em biotecnologia no país.
9- Construir um arcabouço institucional favorável aos interesses nacionais para participação global.
10- Colaborar para a atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) pelo setor privado, sociedade civil e governo, gerando inovação, produtividade, sustentabilidade e desenvolvimento.
Para a SynBioBR, destacamos, cada um desses objetivos estão alinhados com nossas metas e valores: na construção, fortalecimento e consolidação da comunidade Biosyn no Brasil. Por meio da defesa de uma política que reconheça a relevância e o potencial revolucionário que a biologia sintética pode oferecer ao país.
A associação participar ativamente da Frente Parlamentar de Bioeconomia, fortalece a nossa representação e legitimidade no debate público e na defesa dos interesses da nossa comunidade. Nossa participação também pode promover o fortalecimento do desenvolvimento da biologia sintética brasileira, pois temos como dialogar para aportar critérios e considerações na tomada de decisões socio-política-econômica, por parte do Congresso Nacional.
O alcance da Frente Parlamentar, aumenta as conexões essenciais ao ecossistema biosyn brasileiro.
Desenvolver a indústria de biotecnológica no Brasil, o que inclui a synbio, é muito importante, especialmente considerando a biodiversidade do país. O Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, o que é uma forte vantagem competitiva. Este ambiente oferece inúmeras oportunidades para criar novos produtos e tecnologias, como novos bioinsumos, catalisadores biológicos (enzimas), organismos geneticamente modificados e outras linhas de impacto que a biologia sintética e demais áreas biotecnologias podem oferecer.
A diversidade e os investimentos em biotecnologia, incluindo a biologia sintética, podem colocar o país em uma liderança mundial neste campo. No entanto, são necessárias políticas públicas claras e incentivos apropriados para atingir este objetivo. O uso sustentável dos recursos naturais não apenas protege as comunidades biológicas, mas também gera valor econômico e social, promovendo o desenvolvimento equilibrado e sustentável.
A SynBioBR busca integrar a representação dos interesses de nossos associados, na composição das soluções almejadas pela frente, levando em consideração as especificidades do ecossistema brasileiro de Biologia Sintética.
Ref:
2 gov.br